A divisão de Engenharia Molecular da VERDARTIS tem como principal atividade engendrar enzimas com características pré-determinadas pelos clientes, que define um serviço da Verdartis, denominado PersoZyme. Outra atividade, não menos importante, é a criação de sistemas de expressões robustos para produção de enzimas heterólogas.
A plataforma tecnológica de fronteira é definida pelo uso de técnicas avançadas de biologia molecular, entre elas a Evolução Dirigida de Enzimas.A Evolução Dirigida mimetiza “in vitro” o processo da evolução Darwiniana, no qual uma classe de determinadas biomoléculas (ex.: enzimas, fertilizantes, drogas) é originada, produzindo uma biblioteca de cópias parcialmente semelhantes denominada de diversidade gênica.
Essa diversidade pode ser então submetida a processos de seleção de propriedades catalíticas e termodinâmicas da enzima, que se traduzem em características necessárias do produto enzima para aplicação industrial, dentre elas: estabilidade térmica, especificidade pela biomassa, pH etc.