A VERDARTIS – Desenvolvimento Biotecnológico foi fundada em Agosto de 2007, estabelecendo-se como uma spin-off universitária e atuando na prestação de serviços, mais precisamente, no desenvolvimento de produtos e processos inovadores na área de biotecnologia. A empresa vem desenvolvendo tecnologias que envolvem o uso de enzimas em processos industriais. Atualmente a empresa está focada no desenho racional de enzimas para atuarem em processos de biorefinarias dos setores sucro-alcooleiro e de papel e celulose.
A empresa conta com pesquisadores experientes nas áreas de simulação molecular aplicada a biomoléculas, biologia molecular e processos fermentativos. É nesse ambiente de pesquisas multidisciplinares que a VERDARTIS está consolidando a sua vantagem competitiva e de seus clientes, propondo tecnologias de fronteiras inovadoras.
A VERDARTIS conta com investimentos da FAPESP, através de seu programa de Pesquisa Inovativa na Pequena e Micro Empresa (PIPE). A vocação da empresa em inovar permitiu, por exemplo, ser a primeira empresa brasileira a desenvolver enzimas específicas para biorefinarias. Em parceria com a FAPESP, a empresa está desenvolvendo enzimas para uso no biobranqueamento da celulose e para a hidrólise enzimática de lignocelulósicos (bagaço de cana-de-açúcar e madeira), incrementando a produção de açúcares fermentáveis para produção de bioetanol.
Em 2010, a empresa foi agraciada com o Prêmio Abiquim de Tecnologia na categoria empresa nascente, com o projeto PERSOZYME - Desenvolvimento de Enzimas Personalizadas para Utilização em Branqueamento de Celulose.
“Ser uma empresa líder em produtos e processos personalizados em biotecnologia, utilizando inovação tecnológica para agregar valor aos negócios da empresa e dos clientes”
“Nossa missão é desenvolver produtos e serviços inovadores, personalizados para nossos clientes, satisfazendo as suas necessidades específicas, com a garantia de qualidade e respeito ao meio ambiente e concomitante promoção da competitividade da empresa e de nossos clientes.”